Texto-base: (Rm 4.20) “Ele não duvidou da promessa de Deus, deixando-se levar pela incredulidade, mas foi fortificado na fé, dando glória a Deus”.
1. QUEM FOI ABRAÃO?
Abraão nasceu em 1996 e morreu em 1821 a.C., com 175 anos. Ele nasceu da descendência de Sem, filho de Noé.
Ele foi chamado por Deus de “o pai da fé”, devido à sua confiança no Senhor de que Deus daria um filho a ele, mesmo ele já sendo velho, impotente e sua esposa, Sara, sendo estéril.
(Gn 15.6) “Creu Abrão no Senhor e isso lhe foi imputado para justiça”.
2. OS TRÊS DESLIZES(FALHAS) DE ABRAÃO?
1º- A MENTIRA:
(Gn 20.2) “Havendo Abraão dito de Sara, sua mulher: É minha irmã, Abimeleque, rei de Gerar, mandou buscá-la”.
Abraão era homem de Deus, mas de vez em quando falava mentira, isto quase custou sua vida e de sua esposa Sara.
2º- PROSTITUIÇÃO:
(Gn 16.2) “Disse, pois, Sarai a Abrão: O Senhor em me impedido de ter filhos. Toma a minha serva; que eu tenha filhos por meio dela. E ouviu Abrão a voz de Sarai”.
Abrão, em vez de fortalecer a fé de Sarai, preferiu ouvir a voz dela, se deitando com sua empregada, e esta atitude lhe causou feridas profundas no coração mais tarde.
3º- O MEDO:
(Gn 12.10) “Havia fome naquela terra. Desceu Abrão ao Egito, para peregrinar ali, porque a fome era grande na terra”.
Abrão teve medo de passar necessidade, então foi morar no Egito, porém esta não era a vontade de Deus. Ele não vigiou, não pediu conselho com Deus, isto quase fez com que ele e sua esposa fossem imensamente prejudicados.
3. POR QUE ABRAÃO FOI TÃO GRANDE DIANTE DE DEUS?
Devido às suas características, vamos estudar algumas delas.
1ª CARACTERÍSTICA: “TINHA UMA GRANDE FÉ E ENTREGA A DEUS”
(Gn 22.12) “Então disse o anjo: Não estendas a tua mão sobre o rapaz e não lhe faças nada. Agora sei que temes a Deus, pois não me negaste o teu filho, o teu único filho”.
Abraão não pensou duas vezes em entregar seu único filho com Sara a Deus, para poder agradá-lo, por isso Deus o honrou tremendamente.
(Gn 22.18) “e em tua descendência serão benditas todas as nações da terra, porque obedecestes à minha voz”.
Meditação do dia: “Quem é seu Isaque?” Você está o entregando a Deus?
2ª CARACTERÍSTICA: “SUA CORAGEM”
(Gn 14.14) “Quando Abrão ouviu que o seu parente estava preso, chamou trezentos e dezoito homens treinados, nascidos em sua casa, e perseguiu os reis até Dã”.
Abrão foi corajoso ao levantar 318 homens para lutar contra os inimigos, a fim de quebrar o cativeiro de seu sobrinho Ló.
3ª CARACTERÍSTICA: “ERA UM GRANDE INTERCESSOR”
(Gn 18.22) “Então viraram aqueles homens o rosto dali e foram para Sodoma, mas Abraão permaneceu ainda na presença do Senhor”.
Abraão lutou em intercessão pelo sobrinho Ló, para que Deus o livrasse da destruição que ocorreria em Sodoma e Gomorra, e Deus atendeu seu clamor.
4ª CARACTERÍSTICA: “ERA MUITO BONDOSO”
(Gn 14.20) “E bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus inimigos nas tuas mãos! Então Abrão deu-lhe o dízimo de tudo”.
Abrão sempre dava a Deus o que era Dele, então Deus devolvia a ele: fama, livramento, prosperidade e todos seus sonhos realizados.
Devolver o dízimo e dar a Deus as ofertas são as mais poderosas expressões de gratidão, que conquistam o coração do Altíssimo.